Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Conhecendo a Palavra de Deus!


" O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. " João 3: 19



O quarto evangelho é o “não sinótico”, ou seja, o único que não tem a ótica comum a Mateus, Marcos e Lucas, que tentam fazer uma cronologia, enquanto ele, João, faz teologia. É o evangelho dos discursos. É de fácil leitura, bom para evangelizar, e faz uma defesa muito forte da divindade de Jesus. É um dos documentos mais profundos sobre a pessoa de Jesus. Vale a pena refletir sobre ele.

Algumas diferenças em relação aos outros evagelhos:

. Neste Evangelho, Jesus realiza o seu ministério quase sempre em Jerusalém enquanto nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas que tem bastante elementos em comum) ele realiza seu ministério na Galiléia;
. Aqui encontramos somente sete sinais que Jesus realiza em sua vida, enquanto nos Evangelhos sinóticos são encontrados muitos milagres;
. O Jesus de João atua publicamente por dois ou três anos, enquanto nos Evangelhos sinóticos toda a aparição de Jesus se reduz a somente um ano;
. Toda a doutrina de Jesus é exposta em longos e misteriosos discursos. Isto ocorre porque João utiliza uma linguagem própria, a um determinado povo e expressada em categorias simbólicas.

Para Refletir:

1. Estou sendo realmente uma luz para a minha família, para os meus amigos, para a minha comunidade? Ou sou somente um facho apagado que nada ajuda à pessoa do próximo?
2. Estou procurando viver o amor para com o outro, ou estou interessado no que o outro tem a me dar em troca?
3. Ser cristão é assumir com vontade e dedicação, a experiência que os apóstolos de Jesus fizeram. A minha comunidade favorece para que isto aconteça ou ela é uma pedra de tropeço?

Nenhum comentário: