Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

De onde vem a sua força?




"O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou." Sl 118:14



Tenho pedido ao Senhor que me dê sabedoria para testemunhar, principalmente, na Universidade, um lugar cheio de pessoas que não acreditam e que não reconhecem a existência e grandeza de Deus.

Nesta semana, após apresentar um trabalho, na verdade um texto onde eu contava minhas lutas "cruzando fronteiras" com o objetivo de aprender mais e, assim, construir minha identidade como professora e pesquisadora, uma das pessoas presentes me perguntou: "de onde vem a sua coragem e a força para cruzar tantas fronteiras?"

Eu respondi que eu poderia dizer que minha coragem vem do meu próprio desejo de conhecer e aprender cada vez mais mas, certamente a minha força e a minha coragem vem do Senhor. Pude falar, naquele momento, para um grande grupo de professores, doutores, e doutorandos que a minha fé está no Senhor.

Terminei minha fala com o texto de Eclesiastes 3 de 1-8, enfatizando que tudo tem um tempo e propósito debaixo do céu!

O meu desejo e a minha oração é que você também possa responder assim: a minha força vem do Senhor porque ele me salvou!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Deus está sempre presente!



“Tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé.... produz perseverança.” Tiago 1.2-3

“Deus envolve os Seus com uma “cerca de sebe”, a fim de preservá-los. Mas seus filhos, muitas vezes, só vêem o aspecto negativo dessa cerca protetora, e por isso interpretam mal os seus caminhos. Foi assim com Jó (Jó 3:23).
Na cerca da tribulação, há sempre vãos por onde entra a luz. Um espinho só nos fere quando roçamos contra ele, e nenhum espinho nos tocará sem o conhecimento do Senhor. As palavras que nos ferem, a carta que nos magoou, a ferida cruel que nos fez o amigo mais caro, o dinheiro curto – tudo isso Ele conhece bem, e Se compadece como nenhum outro – e está observando para ver se, em tudo, teremos a coragem de confiar inteiramente nEle.”

Não estavas sozinho.
A palavra que ouviste
E que tanto feriu tua alma.
Alguém mais a escutou:
O Senhor a escutou.

Não estavas sozinho,
Essa ofensa tão rude
Esse golpe cruel que sofrestes,
Alguém mais suportou:
O Senhor suportou.

Não estavas sozinho,
Quando fostes lesado
E buscaram teu mal sem piedade.
Alguém tudo anotou:
O Senhor o anotou.

O Senhor é presente.
O Senhor é contigo.
Ele sabe. Ele cuida. – Confia.
Mal, em bem tornará.
O senhor o fará.

(Fonte: Mananciais no Deserto)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Os olhos do Senhor estão sobre você?

"Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia..." Salmos 33: 18
É confortante saber que os olhos do Senhor estão sobre nós!... Será?
O versículo diz que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam confiando na misericórdia do Senhor. Tenho, de fato, temor ao Senhor? Estou, verdadeiramente, confiando e esperando na misericórdia do Senhor? Eu quero a proteção e cuidado do Senhor sobre a minha vida mas, temer, esperar, confiar...louvar... enquanto esperamos... esta é a condição para podermos dizer como o salmista: "Nele o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome." v.21 "Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos." Sl 33:22 - minha oração é que possamos, cada dia mais, temer, confiar, esperar e louvar!

sábado, 25 de outubro de 2008

O Novo Ateu!



Artigo escrito pelo Rev. Ricardo Barbosa de Souza.


Hoje, o ateu não é mais aquele que não crê, mas aquele que não encontra relevância para Deus na sua rotina. O novo ateísmo não precisa negar a fé; apenas cria substitutos para ela.Mantém o crente na igreja, mas longe do seu Salvador. Há um outro tipo de ateu, mais dissimulado, que cresce entre nós, que crê em Deus e não apresenta nenhuma dúvida quanto aos mistérios da fé, nem em relação aos grandes temas existenciais. Ele vai à igreja, canta, ora e chega até a contribuir. É religioso e gosta de conversar sobre os temas da religião. Contudo, a relevância de Cristo, sua morte e ressurreição para a vida e a devoção pessoal é praticamente nula. São ateus crédulos.
O ateu moderno não é mais somente aquele que não crê, mas aquele para quem Deus não é relevante.Este é um novo quadro que começa a ser pintado nas igrejas cristãs. Saem de cena os grandes heróis e mártires da fé do passado e entram os apáticos e acomodados cristãos modernos. Aqueles cristãos que entregaram suas vidas à causa do Evangelho, que deixaram-se consumir de paixão e zelo pela Igreja de Cristo, que viveram com integridade e honraram o chamado e a vocação que receberam do Senhor, que sofreram e morreram por causa de sua fé, convicções e amor a Cristo, fazem parte de uma lembrança remota que às vezes chega a nos inspirar.
Os cristãos modernos crêem como os outros creram, mas não se entregam como se entregaram. Partilham das mesmas convicções, recitam o mesmo credo, freqüentam as mesmas igrejas, cantam os mesmos hinos e lêem a mesma Bíblia, mas o efeito é tragicamente diferente. É raro hoje encontrar alguém em cujo coração arde o desejo de ver um amigo, parente, colega de trabalho ou escola convertendo-se a Cristo e sendo salvo da condenação eterna. Os desejos, quando muito, se limitam a visitar uma igreja, buscar uma "bênção", receber uma oração; mas a conversão a Cristo, o discipulado com todas as suas implicações, são coisa que não nos atraem mais.
Os anseios pela volta de Cristo, o desejo de nos encontrarmos com Ele e ver restaurada a justiça e a ordem da criação ficaram para trás. Somente alguns saudosos dos velhos tempos lembram-se ainda dos hinos que enchiam de esperança o coração dos que aguardavam a manifestação do Reino. A preocupação com a moral e a ética, com o bom testemunho, com a vida santa e reta não nos perturba mais - somos modernos, aprendemos a respeitar o espaço dos outros. O cuidado com os irmãos, o zelo para que andem nos caminhos do Senhor, as exortações, repreensões e correções não fazem parte do elenco de nossas preocupações. Afinal, cada um é grande e sabe o que faz.Enfim, somos ateus modernos, o pior tipo de ateu que já apareceu. Citamos com convicção o Credo Apostólico, mas o que cremos não tem nenhuma relevância com a forma como vivemos. A pessoa de Cristo para muitos é apenas mais uma grife religiosa, não uma pessoa que nos chama para segui-lo.
O ateísmo moderno se caracteriza pela irrelevância da fé, das convicções, do significado da igreja e da comunhão dos santos.A irrelevância de Deus para a vida moderna é intensificada pela cultura tecnocrática. Temos técnicas para tudo: para ter um matrimônio perfeito, criar filhos felizes e obedientes, obter plena satisfação sexual no casamento, passos para uma oração eficaz, como conseguir a plenitude do Espírito Santo e muitos outros "como fazer" que entopem as prateleiras das livrarias e o cardápio dos congressos.
A sociedade moderna vem criando os métodos e as técnicas que reduzem nossa necessidade de Deus, a dependência dele e a relevância da comunhão com Ele. Chamamos uma boa música de adoração, um convívio agradável de comunhão, uma moral sadia de santificação, assiduidade nos programas da igreja de compromisso com o Reino de Deus.As técnicas não apenas criam atalhos para os caminhos complexos da vida, como procuram inverter os pólos de atenção e dependência. Tornamo-nos mais dependentes de nós do que de Deus, acreditamos mais na eficiência do que na graça, buscamos mais a competência do que a unção, cremos mais na propaganda do que no poder do Evangelho.
Tenho ouvido falar de igrejas que são orientadas por profissionais de planejamento estratégico. Estudam o perfil da comunidade, planejam seu desenvolvimento, arquitetam seu crescimento e, de repente, descobrem que funcionam, crescem, são eficientes, e não dependem de Deus para nada do que foi planejado. Com ou sem oração a igreja vai crescer, vai funcionar. Deus tornou-se irrelevante. Tornamo-nos ateus crentes.
A minha preocupação não é simplesmente criticar o mundo religioso abstrato, superficial e impessoal que criamos ou criticar a tecnologia moderna que, sem dúvida, pode e tem nos ajudado. Minha preocupação é com o coração cada vez mais distante, mais abstrato, mais centralizado naquilo que não é Deus, mais dependente das propagandas e estímulos religiosos, mais interessado no consumo espiritual do que numa relação pessoal com Deus.Como disse, o ateu hoje não é mais aquele que não crê, mas aquele que não encontra relevância para Deus na sua rotina, não precisa da comunhão dele para a vida. A sutileza do novo ateísmo é que ele não precisa negar a fé, apenas cria substitutos para ela. Mantém o crente na igreja, mas longe do seu Salvador. Este ateu está muito mais presente entre nós do que imaginamos.


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Não removas os marcos antigos!


"Não removas os marcos antigos que puseram teus pais." Pv 22:28

Senti desejo de falar do amor que sinto por minha denominação! Eu cresci na ICEB e tenho muito orgulho de tudo o que aprendi em minha família, especialmente com os meus avós, meus pais, tios, tias e primos. Minha oração e meu desejo é que meus filhos e toda a minha família, também aprendam a amar o Senhor, aprendam a amar a Palavra de Deus e aprendam principalmente a valorizar os "marcos" que herdamos de nossos pais. Eu quero ser útil no reino de Deus e quero servir ao Senhor, sempre!
Conheça um pouco mais da história da ICEB! O endereço está em links favoritos!

Ah! Senhor! Eu não sou eloquente!

"Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente... Ex. 4:10

Esta foi a resposta de Moisés quando o Senhor o chamou para libertar o seu povo do Egito. Sei que Deus também, espera que eu e você sejamos testemunhas dos sinais e prodígios que ele faz e das bençãos que ele tem derramado sobre as nossas vidas pois, com o nosso testemunho, podemos levar outras vidas a conhecerem o Senhor. Depois que Moisés apresenta suas desculpas, tentando se esquivar da responsabilidade que Deus colocara sobre ele, o Senhor responde: "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar." Ex. 4:12. O que Deus espera de mim e de você é que sejamos obedientes. Ele nos capacitará para falarmos e testemunharmos o que ele tem feito em nossas vidas. Creia no Senhor e disponha-se a ser um instrumento para levar a Palavra de Deus tanto em sua cidade, entre sua parentela, como em todos os lugares que o Senhor te enviar. O Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, de Moisés, o nosso Deus e Senhor nos ensinará o que devemos fazer ou falar!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Bíblia online!



Olá queridos!
Não andem no escuro... lembrem-se:

"Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos." Sl 119: 105

Coloquei um link para Bíblia online! Leiam, meditem e compartilhem!

Espera pelo Senhor!


Quem de nós não passou ou está passando por alguma adversidade?

Quantas vezes sentimos medo, somos oprimidos e angustiados? A promessa do Palavra de Deus é que "no dia adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me á sobre uma rocha." Sl 27:5. Para que possamos receber esta benção é preciso anelar e buscar a presença de Deus em nossas vidas. No versículo 4 o salmista diz: "uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu santo templo." Interessante que ele não ora pedindo livramento ao Senhor, sua oração e seu desejo é estar na presença do Senhor, confiando no seu poder. A sua única ação é esperar no Senhor. No final deste salmo ele diz: "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera pois pelo Senhor." Sl 27:14. Não temas! Espera pois pelo Senhor!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O Nosso Deus é um Deus que Vê!


Não me canso de ler o capítulo 3 de Êxodo que relata o encontro de Moisés com o Senhor, especialmente do diálogo entre eles. Moisés diz "Eis-me aqui!" v.4 e o Senhor responde: "vi a aflição do meu povo...e ouvi o seu clamor...conheço-lhe o sofrimento...por isso desci a fim de livrá-lo..." vs.7 e 8;
É maravilhoso saber que o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, o Deus de Moisés, o Deus da minha famíla, é também o meu Deus! Como é bom saber que o meu Deus é um Deus vivo, que me vê, que me ouve, e conhece cada uma de minhas necessidades. E quão extraordinário é saber que ele quer se relacionar comigo e que ainda desce até as minhas necessidades para me livrar!


terça-feira, 21 de outubro de 2008

José: tipo de Cristo.

Terminei de ler o livro de Gênesis e me encantei, mais uma vez, com a história de José e seus irmãos. Chamou-me a atenção o caráter e o amor de José por sua família, sua capacidade de perdoar seus irmãos e de ser benção na vida de cada um deles: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração." Gênesis 50:20 e 21
Os homens também, intentaram o mal contra Jesus mas o mal foi transformado em bem e todos podemos ser abençoados com a salvação. Só precisamos crêr!
"Mas ele foi traspassado pelas nossas transgreções e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5
Jesus continua falando aos nossos corações e nos consolando com a doce presença do Espírito Santo do Senhor.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Excelência da Criação!


"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo..." Salmo 19:1-4
Sou grata ao Senhor por mais um dia! Que o Senhor nos abençôe e nos guarde. Meu desejo e minha oração é que, apesar das lutas e da correria de cada dia, possamos contemplar a grandeza de Deus, a excelência do seu amor e do seu poder revelados em cada coisa criada. Hoje o dia amanheceu cinza. Prefiro os dias de sol. Ainda bem que o Senhor está presente todos dias, nos abençoando e nos assistindo em nossas dificuldades. Amém!?

domingo, 19 de outubro de 2008

Perto de nós está o Senhor!

'Perto dele estava o Senhor...' Gn 28:13

Quero compartilhar com vocês a devocional desse dia; Deus tem me abencoado muito através da Palavra dele e posso dizer como o salmista 'o que me consola na minha angústia é isto: que a tua Palavra me vivifica!'Sl 119:50

Nesta manhã, em Genesis 28, quando meditava no texto que relata a visão de Jacó, me chamou atenção o início do versículo 13: 'Perto dele estava o Senhor'... e quando Jacó desperta do sono, ele afirma: 'na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não sabia.' v. 16. Fiquei pensando no quanto precisamos 'despertar' para esta realidade... o Senhor está perto de nós... sempre!

'Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores'... v. 15 Confesso que esta Palavra do Senhor me tocou profundamente na manhã de hoje. É maravilhoso sabermos que o Senhor está conosco, nos guadando, sempre e em todo lugar!!

Que o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, o nosso Deus esteja com você, e com os seus, todos os dias de sua vida.

Música e Versículo Preferidos!

Durante o meu período de exílio estudando fora, primeiro em Uberlândia - MG e agora em Edmonton - Canadá, tenho procurado exercitar minha comunhão com o Senhor. Ano passado, em um destes momentos de comunhão, defini como tema oficial desse período uma música e um versículo:

Música: "Dependo de Ti!"

Não tenho palavras para agradecer
Tua bondade,
Dia após dia me cercas com fidelidade!
Nunca me deixes esquecer
Que tudo o que tenho, tudo o que sou
E o que vier a ser... Vem de Tí Senhor!
Preciso de Tí, dependo de Tí... Sozinha nada posso fazer!
Nunca me deixes esquecer...
Tudo o que tenho, tudo o que sou
E o que eu vier a ser...
Vem de Tí Senhor!!!


Meu versículo oficial:

"O Senhor te guiará continuamente, fartará tua alma até em lugares secos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam."Isaías 58:11

Sobre Palavras!

Há uma frase especial de uma amigo que gosto muito: "as palavras voam, os escritos permanecem." Pensando nisso, resolvi criar este espaço, onde pretendo guardar um pouco das minhas idéias, transformando-as em palavras... contando um pouco das minhas estórias. Meu desejo é que elas possam agradar, principalmente ao Senhor.

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" Salmo 19:14